Ir para conteúdo

Operação “Final Exchange” na Alemanha fecha 47 corretoras de bitcoin e criptomoedas


Exodia

Posts Recomendados

Em nota, o MP de Frankfurt declarou que tem os dados de todos os clientes que já negociaram com as corretoras e pensavam que estavam anônimos.

O Ministério Público da Alemanha anunciou nesta quinta-feira (19) que fechou 47 corretoras de criptomoedas e serviços de câmbio com operações iniciadas em Frankfurt am Main, região central do país. Essa ação foi parte de uma grande operação conjunta entre o Gabinete Central de Combate ao Crime na Internet e o Gabinete Federal de Polícia Criminal.

O foco dessa operação foi interromper serviços que facilitavam atividades criminosas, como a lavagem de dinheiro, ao permitir que os usuários se cadastrassem sem passar pelo processo de "Conheça seu Cliente" (KYC). O KYC é uma medida fundamental que ajuda a verificar a identidade dos clientes e impedir o uso de plataformas financeiras para fins ilícitos.

hacker-handcuffs-laptop-cybercrime-cyber-crime-arrested-100937828-orig-1.jpg?quality=50&strip=all&w=1024

 

A investigação apurou que as plataformas tinham como objetivo a troca rápida, fácil e anônima de criptomoedas por outras criptomoedas ou moedas digitais, a fim de disfarçar sua origem.

Assim, possuíam entre seus clientes criminosos envolvidos com grupos de ransomware, comerciantes de darknet e operadores de botnets que extorquem dinheiro de resgate através de tais serviços. Ao depositar nas plataformas, trocar por outras criptomoedas e sacar novamente, permitiam aos suspeitos de crimes operarem esquemas ilícitos.

 

Em nota, os investigadores ainda divulgaram que “para combater a cibercriminalidade de forma sustentável, as investigações de pessoal, ou seja, a identificação e a repressão bem-sucedida dos criminosos, constituem uma abordagem importante e eficaz“.

No entanto, uma vez que os cibercriminosos estão frequentemente no estrangeiro e são tolerados ou mesmo protegidos por alguns países, muitas vezes permanecem inacessíveis às autoridades alemãs, diz o MP de Frankfurt.

Em nota no site que relaciona as 47 corretoras de criptomoedas fechadas, autoridades da Alemanha deixam claro que quem operava com as plataformas esperava estar com seus dados protegidos, mas se enganaram...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...